Como você imagina o casamento dos seus sonhos?
Essa pergunta é muito pessoal, a gente sabe, mas se você está aqui é porque procura um direcionamento para realizar a sua cerimônia gastando menos. Por isso, o time do Vila Salga preparou uma seleção de dicas de economia que podem ajudar na hora de montar o planejamento do seu casamento, sem que a data perca o seu charme e a sua importância. Calma, não precisa ficar nervoso. Tudo o que será apresentado a seguir foi pensado para reduzir custos sem perder a magnitude da data.
PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL
Sabemos que o casamento gera uma ansiedade natural para a cerimônia e o grande dia da sua vida, mas antes é preciso desacelerar e fazer um planejamento minucioso de todos os itens do casamento, que vão dos convites até a hospedagem dos convidados. Para isso, é importante verificar com, pelo menos, 3 fornecedores de cada serviço ou produto previamente, além de ouvir feedbacks de pessoas – sejam familiares ou amigos próximos – que já contrataram estas empresas. Cronogramas e planilhas ajudam e muito na hora de organizar as informações e compará-las para que seja possível realizar cortes no orçamento.
DEFININDO PRIORIDADES
Se você está pensando em economizar, é preciso definir algumas prioridades para a sua festa. Por exemplo, se vocês não abrem mão de um buffet de alto nível, será necessário diminuir o orçamento dos doces e das sobremesas, muito noivos optam por utilizar um bolo fake e entregar uma mesa de doces mais completa e diversificada. Já se a ideia é oferecer um serviço de bar com rótulos, drinks e bebidas mais caras e elaboradas, pode-se reduzir os custos com a decoração para aliviar na conta. Em geral, os noivos definem dois itens de prioridade no casamento – um do noivo e uma da noiva – para que possam equilibrar os valores.
AVALIE O BUFFET
É possível escolher um menu delicioso sem gastar muito? A resposta é sim, mas é preciso que você avalie o cardápio do seu casamento, que pode mudar conforme o horário da festa. Nesta categoria, existem 3 tipos de serviços e cada um possui um preço diferente, por isso é necessário levá-las em conta, na hora de economizar, afinal o buffet é um dos itens mais caros da lista de fornecedores do casamento. De manhã, um brunch com opções de pratos doces e salgados é uma ótima alternativa, que une simplicidade com elegância. Se for a tarde, o almoço pode trazer carnes de aves e massas, que normalmente são mais econômicos e muito saborosos. Mas se você não abre mão de uma cerimônia à noite, um coquetel ou jantar, podem entregar um excelente resultado. Para os doces, prefira opções que tragam frutas da estação, por exemplo. Quanto ao bolo, aposte em opções simples com sabores clássicos, que além de cumprirem a demanda, sempre acertam em cheio no gosto dos convidados.
REGISTROS E ANIMAÇÃO DA FESTA
Toda festa de casamento que se preze, precisa ter animação, flashes e música para divertir os convidados. Para dançar, a opção mais barata é ter um DJ para a cerimônia e para a festa até o fim. E se você souber negociar, se torna ainda mais barato. É possível solicitar ao DJ que crie uma playlist com as músicas preferidas de cada fase de vocês: namoro, noivado e casamento.
Para o filme e as fotos, a recomendação é imprescindível, afinal esta pessoa será responsável por registrar o dia mais importante da sua vida, por isso faça sua escolha com muito cuidado e não tenha medo de negociar o valor. Fotógrafos costumam ser flexíveis, na hora de fechar negócio, dependendo de disponibilidade de data. Outra dica importante, é não esquecer de avisar os convidados para que registrem tudo pelo celular, assim é possível criar um acervo pessoal com imagens e vídeos de amigos e familiares também.
HORA DE ESCOLHER A DECORAÇÃO
Menos é sempre mais? Nem sempre. Na hora de decorar, vale apostar em mesas maiores que acomodem mais convidados, reduzindo não apenas o espaço ocupado, como a quantidade de móveis no local, mesas comunitárias são interessantes também. Outro ponto é optar por flores da estação, além de lindas e com aspecto mais natural, elas custam menos do que as outras e folhagens também.
O VESTIDO DA NOIVA
Mais um detalhe que é muito importante na hora de se realizar um casamento. A compra de um vestido que será usado apenas uma vez pode aumentar, e muito, os gastos da cerimônia. Se ainda assim, você achar que o aluguel não é uma opção, porque seu desejo é ter uma peça só sua para relembrar o dia, que tal procurar uma costureira de confiança para confeccionar o seu vestido? Apresente modelos de referência para a profissional e veja quais são as possibilidades que ela te oferece para produzir seu traje sob medida. Além de mais barato do que investir em vestidos de grife e grandes marcas, esta opção traz mais personalidade e exclusividade para a ocasião. Comprar usado pode ser bem interessante!
GOSTOU, QUER SABER MAIS?
Se estas dicas ainda não foram suficientes para guiar você a economizar no seu casamento, não precisa se desesperar. Entre em contato conosco, nosso time de profissionais está pronto para lhe ajudar a escolher as melhores opções para realizar a sua cerimônia dos sonhos, otimizando seus investimentos da forma mais inteligente possível.