CORTEJO DE CASAMENTO: QUAL A ORDEM DE ENTRADA PARA O ALTAR?
De uma coisa sobre o cortejo de casamento, certamente você já sabe: quem entra por último é a noiva, acompanhada do pai. Até aí, tudo bem, mas e o resto? E os padrinhos? E os pajens? Pensando em esclarecer este ponto importantíssimo do matrimônio, o time da Vila Salga preparou este artigo que explica “tim tim por tim tim” sobre como funciona o cortejo de casamento.
RELIGIÃO
Seja qual for a sua crença, se o casamento será religioso ou não, a ordem de entrada para o cerimonial é a mesma. Pode ser que algumas variações aconteçam, seja por preferência dos noivos ou de quem irá celebrar o matrimônio, mas, no geral, existe uma única ordem de entrada.
CORTEJO DE ENTRADA
Seguindo a tradição dos casamentos, a entrada do cortejo começa pelo noivo – acompanhado da sua mãe, que fica ao seu lado esquerdo. Em seguida, o pai do noivo é quem continua – que também vem com a acompanhante, a mãe da noiva, em seu lado esquerdo. Na sequência, quem adentra à cerimônia é a florista (caso haja) e depois aparecem os casais de padrinhos – alinhados entre um casal de padrinhos do noivo e um da noiva. Feito isso, é hora dos pajens ou daminhas tomarem seu lugar no altar, e, por fim, a tão esperada noiva, que entra com o pai ao seu lado esquerdo.
POSIÇÃO NO ALTAR
Outro ponto que gera muita curiosidade é para qual dos lados os convidados da noiva irão, no altar, e por consequência, os do noivo. Os convidados e padrinhos do noivo, devem se posicionar à direita do altar, como manda a tradição e os da noiva, à esquerda. Claro que estes fatores podem ser alterados, de acordo com a preferência do casal.
CUMPRIMENTOS
Ao fim da cerimônia, é de bom tom que os noivos cumprimentem seus convidados, em especial os pais e padrinhos. Atualmente, o mais comum é que no altar, ambos os noivos realizem a cordialidade do convidado mais distante ao mais próximo – a ordem de cumprimento começa pelos pais, até os padrinhos e madrinhas. Ao retornar, o protocolo se inverte e os noivos iniciam as saudações do final até chegarem aos pais.
CORTEJO FINAL
Ao final da cerimônia, com o casamento já sacramentado, a ordem do cortejo muda, começando dos últimos para os primeiros e, quem puxa a fila de saída são os pais do casal, que são acompanhados pelos padrinhos – intercalados na mesma ordem de entrada, os pajens e daminhas e, ao final, os noivos.
CONCLUSÃO
Esta é a ordem do cortejo de um casamento tradicional, independente se o mesmo será realizado na praia, no campo, em uma capela ou a céu aberto. Vale lembrar que os noivos podem mudar a ordem, de acordo com suas preferências, mas sempre consultando sua assessoria e também os celebrantes que irão sacramentar o matrimônio. Caso tenha ficado qualquer dúvida ou você quer nos deixar uma sugestão, basta entrar em contato com a gente por aqui.